Se você está com problemas para utilizar o SEI, confira se a solução já está disponível nesta página. Ela foi elaborada com base nos dados de suporte aos usuários, no monitoramento da implantação do projeto, e apresenta as soluções para os problemas mais frequentes dos usuários. Se o seu problema não estiver listado abaixo, entre em contato com o suporte por telefone ou e-mail.

Resolução de Problemas Comuns

  • “ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado”

    Causa provável: As informações cadastrais da unidade estão incompletas.

    Solução: Entre em contato com sei-suporte@governadoria.rr.gov.br para reportar o problema, anexando a imagem da captura da tela.

  • “Usuário não existe no contexto”

    Causa provável: Erro de digitação do nome de usuário.

    Solução: Verifique se você digitou o nome de usuário e a senha corretamente.

  • “Usuário ou senha inválida”

    Causa provável: Erro de digitação da senha.

    Solução: Se o problema persistir, é possível que você ainda não esteja cadastrado no sistema. Nesse caso, envie uma mensagem para: sei-suporte@governadoria.rr.gov.br.

  • A chefia ou outros servidores não conseguem assinar um documento

    Causa provável: Processo está aberto somente na unidade que gerou o processo e o documento não foi disponibilizado através de um bloco de assinatura.

    Solução: Inclua o documento num bloco de assinatura e disponibilize o bloco para as respectivas unidades.

  • A página do sistema não abre

    Causa Provável: Endereço digitado incorretamente.

    Solução: Verifique se você digitou o endereço correto: sei.rr.gov.br/sei. Se o problema persistir, tente acessar com outro navegador e verifique sua conexão com a internet.

  • A unidade receptora do processo não consegue abrir um documento interno

    Causa provável: O documento não foi assinado pela unidade geradora (minuta).

    Solução: Envie o processo de volta e solicite que todos os documentos sejam assinados antes de um novo envio do processo.

  • Ao clicar num documento externo na árvore do processo, o sistema informa que o documento não possui anexos

    Causa provável: O documento externo foi inserido incorretamente.

    Solução: Altere as informações cadastrais do documento externo e insira o arquivo novamente.

  • Ao iniciar um documento interno, o editor de documentos não aparece

    Causa provável: O navegador web está com o bloqueio de pop-up ativo.

    Solução: Desative o bloqueio de pop-up do navegador para usar o sistema.

  • Ao inserir um documento externo, o sistema não permite incluir o arquivo selecionado

    Causa provável: O formato do arquivo não é permitido.

    Solução: Inclua somente arquivos com as extensões PDF, ou ZIP.

  • Ao usar um documento modelo, não é possível editar um conteúdo

    Causa provável: O modelo escolhido não permite edição.

    Solução: Crie um novo documento interno, sem usar o documento modelo.

  • O bloco de assinatura não está aparecendo para a chefia ou para os outros servidores que assinarão o documento

    Causa provável: O bloco de assinatura não foi disponibilizado pela unidade geradora.

    Solução: Além de criar o bloco, disponibilize-o para chefia ou para os servidores que assinarão o documento.

  • O documento no bloco de assinatura precisa ser corrigido antes de ser assinado

    Solução: Encerre a disponibilização do bloco, faça as correções no documento e, então, disponibilize-o novamente para assinatura.

  • O tipo de processo a ser iniciado não é listado pelo sistema

    Causa provável 1: O processo é menos frequente na unidade, mas já é autuado eletronicamente no SEI.

    Solução 1: Na tela de início de processos, clique no ícone verde (+) para expandir a lista de todos os tipos de processos disponíveis.

    Causa provável 2: O processo ainda não é autuado eletronicamente no SEI.

    Solução 2: Entre em contato com a administração do SEI para sugerir que esse tipo de processo passe a ser autuado eletronicamente.

  • Pesquisando pelo número do processo, a pesquisa não retorna nenhum resultado

    Causa provável: O número do processo não está completo.

    Solução: Verifique se você digitou o número completo do processo.

  • Pesquisando pelo número do processo, a pesquisa não retorna nenhum resultado

    Causa provável: O processo é sigiloso.

    Solução: Processos sigilosos não são pesquisáveis.

  • Pesquisando por um termo ou palavra-chave de um processo, a pesquisa não retorna nenhum resultado

    Causa provável: O termo pesquisado não existe em nenhum processo.

    Solução: Verifique se o termo pesquisado está correto. Caso o problema persista, entre em contato com o suporte.

  • Processo não pode ser enviado a outra unidade pela unidade receptora

    Causa provável: O processo tem um retorno programado pela unidade geradora.

    Solução: Solicite à unidade geradora que retire a condição de retorno programado.

  • Processos da unidade não aparecem na tela de controle de processos

    Causa provável 1: Usuário está ligado a outra unidade.

    Solução 1: Na Barra de Ferramentas, verifique se você selecionou a unidade correta.

    Causa provável 2: Processo foi encerrado ou enviado a outra unidade.

    Solução 2: Na Barra de Ferramentas, faça uma pesquisa pelo número do processo. Consulte o andamento do processo.