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SISTEMA ELETRÔNICO
DE INFORMAÇÕES - SEI

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Saiba mais.

PROGRESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SEI NO GOVERNO DE RORAIMA

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Horário de Suporte ao Usuário do SEI: 7h30 às 18h – Segunda à Sexta

Liberação de acesso para usuário externo (DECRETO Nº 27.971-E DE 13 DE NOVEMBRO DE 2019): Toda liberação de usuário externo, somente será efetuada após:
  • Preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui;
  • Envio de documentação comprobatória para o e-mail: sei-suporte@casacivil.rr.gov.br;
  • E confirmação dos dados enviados pela a equipe de atendimento e suporte do SEI-RR.

Horário de Suporte ao Usuário Externo do SEI: 7h30 às 18h – Segunda à Sexta

Backup: Diariamente é efetuado o backup (cópia de segurança dos dados do SEI. Essa ação inicia às 3h00min com previsão de término para às 6h00min. Durante o período de backup o sistema ficará indisponível.

 

Horário de Suporte ao Usuário do SEI: 7h30 às 18h – Segunda à Sexta

Liberação de acesso para usuário externo (DECRETO Nº 27.971-E DE 13 DE NOVEMBRO DE 2019): Toda liberação de usuário externo, somente será efetuada após:
  • Preenchimento do formulário eletrônico disponível em https://sei.rr.gov.br/portalsei/;
  • Envio de documentação comprobatória para o e-mail: sei-suporte@governadoria.rr.gov.br;
  • E confirmação dos dados enviados pela a equipe de atendimento e suporte do SEI-RR.

Horário de Suporte ao Usuário Externo do SEI: 7h30 às 18h – Segunda à Sexta

Backup: Diariamente é efetuado o backup (cópia de segurança dos dados do SEI. Essa ação inicia às 3h00min com previsão de término para às 6h00min. Durante o período de backup o sistema ficará indisponível.

 

Facilidades e

Principais Características

Portabilidade

Por ser web, permite acesso por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome.

NÍVEIS DE ACESSO

NÍVEIS DE ACESSO

Gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos.

TRAMITAÇÃO

Várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si.

Perguntas Frequentes

  • Como consultar o andamento de processos?

    No SEI, as cidadãs e cidadãos podem consultar o andamento de processos, através do Módulo de Consulta do SEI, uma função que visa reforçar a importância da transparência na tramitação de processos dentro do Governo de Roraima

    Como o sistema e toda a tramitação ocorrem online, as partes interessadas têm o direito assegurado de ter vista do processo administrativo e de obter certidões, cópias dos dados e documentos que o constituem (exceto os processos protegidos por sigilo) nos termos previstos nos art. 41 e 42 da Lei nº 14.141 de 27 de março de 2006, e nos art. 35 e 37 do Decreto nº 51.714 de 13 de agosto de 2010.

    Acesse a consulta pública aqui.

  • Como incluir um documento?

    Há duas modalidades possíveis de documentos em um processo do SEI. A primeira é o documento gerado a partir do editor do próprio sistema (desejável). A segunda alternativa é o documento externo: documentos digitalizados ou nos vários formatos que podem ser importados para o sistema.

    A inclusão de documentos se dá por meio do ícone “Incluir Documento” na tela do processo.

    Na tela “Gerar Documento” será escolhido o tipo de documento desejado.

    O próximo passo é o preenchimento de dados de inclusão do documento.

    Após a operação de inclusão, o documento é inserido automaticamente na árvore de documentos do processo e fica disponível para edição ou assinatura.

  • Como Iniciar um processo?

    Para a abertura de um processo, deve ser selecionada a opção "Iniciar Processo" no menu principal.

    Na tela "Iniciar Processo" será escolhido o tipo de processo desejado.

    O próximo passo é o preenchimento de dados de cadastro do processo.

    Selecione o nível de acesso e clique em “Salvar”.

  • Como os processos tramitam no SEI?

    Depois de iniciar um processo e incluir todos os documentos necessários, basta enviá-lo à unidade respectiva. A tramitação é eletrônica, por isso o processo é instantaneamente recebido pela outra unidade, para que ela faça a análise e os despachos necessários por meio do SEI. É possível enviar um processo a mais de uma unidade ao mesmo tempo, caso elas não dependam umas das outras para dar os devidos despachos a esse processo.

    Para efetuar o envio, é necessário clicar no número do processo ou na caixa de seleção ao lado do número. Deve ser selecionado o ícone “Enviar Processo”.

    Na tela seguinte, deverão ser informadas as unidades de destino do processo.

    Após a seleção das opções, deve-se clicar em enviar.

  • Como solicitar cadastro de usuário?

    Através da solicitação de chefia, deverá ser enviado um requerimento solicitando o cadastro de um novo usuário para a unidade. Para isso, você deve criar um processo no SEI e em seguida incluir um documento.

    Na tela “Gerar Documento” você escolherá a opção “Formulário: Requerimento de Acesso ao SEI”.

    O próximo passo é o preenchimento de dados de inclusão do formulário, após o preenchimento, o responsável pelo processo deverá assinar o documento.

    Após assinatura, o processo deverá ser enviado para unidade de administração do SEI que realizará o cadastro do usuário solicitado.

  • Continua com dúvidas?

    Encontre mais respostas aqui.

    Resolução de Problemas Comuns

  • “ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado”

    Causa provável: As informações cadastrais da unidade estão incompletas.

    Solução: Entre em contato com sei-suporte@governadoria.rr.gov.br para reportar o problema, anexando a imagem da captura da tela.

  • “Usuário não existe no contexto”

    Causa provável: Erro de digitação do nome de usuário.

    Solução: Verifique se você digitou o nome de usuário e a senha corretamente.

  • “Usuário ou senha inválida”

    Causa provável: Erro de digitação da senha.

    Solução: Se o problema persistir, é possível que você ainda não esteja cadastrado no sistema. Nesse caso, envie uma mensagem para: sei-suporte@governadoria.rr.gov.br.

  • A chefia ou outros servidores não conseguem assinar um documento

    Causa provável: Processo está aberto somente na unidade que gerou o processo e o documento não foi disponibilizado através de um bloco de assinatura.

    Solução: Inclua o documento num bloco de assinatura e disponibilize o bloco para as respectivas unidades.

  • A página do sistema não abre

    Causa Provável: Endereço digitado incorretamente.

    Solução: Verifique se você digitou o endereço correto: sei.rr.gov.br/sei. Se o problema persistir, tente acessar com outro navegador e verifique sua conexão com a internet.

  • Não encontrou uma solução para o seu problema?

    Encontre mais soluções aqui.