No SEI, as cidadãs e cidadãos podem consultar o andamento de processos, através do Módulo de Consulta do SEI, uma função que visa reforçar a importância da transparência na tramitação de processos dentro do Governo de Roraima
Como o sistema e toda a tramitação ocorrem online, as partes interessadas têm o direito assegurado de ter vista do processo administrativo e de obter certidões, cópias dos dados e documentos que o constituem (exceto os processos protegidos por sigilo) nos termos previstos nos art. 41 e 42 da Lei nº 14.141 de 27 de março de 2006, e nos art. 35 e 37 do Decreto nº 51.714 de 13 de agosto de 2010.
Acesse a consulta pública aqui.
Há duas modalidades possíveis de documentos em um processo do SEI. A primeira é o documento gerado a partir do editor do próprio sistema (desejável). A segunda alternativa é o documento externo: documentos digitalizados ou nos vários formatos que podem ser importados para o sistema.
A inclusão de documentos se dá por meio do ícone “Incluir Documento” na tela do processo.
Na tela “Gerar Documento” será escolhido o tipo de documento desejado.
O próximo passo é o preenchimento de dados de inclusão do documento.
Após a operação de inclusão, o documento é inserido automaticamente na árvore de documentos do processo e fica disponível para edição ou assinatura.
Para a abertura de um processo, deve ser selecionada a opção "Iniciar Processo" no menu principal.
Na tela "Iniciar Processo" será escolhido o tipo de processo desejado.
O próximo passo é o preenchimento de dados de cadastro do processo.
Selecione o nível de acesso e clique em “Salvar”.
Depois de iniciar um processo e incluir todos os documentos necessários, basta enviá-lo à unidade respectiva. A tramitação é eletrônica, por isso o processo é instantaneamente recebido pela outra unidade, para que ela faça a análise e os despachos necessários por meio do SEI. É possível enviar um processo a mais de uma unidade ao mesmo tempo, caso elas não dependam umas das outras para dar os devidos despachos a esse processo.
Para efetuar o envio, é necessário clicar no número do processo ou na caixa de seleção ao lado do número. Deve ser selecionado o ícone “Enviar Processo”.
Na tela seguinte, deverão ser informadas as unidades de destino do processo.
Após a seleção das opções, deve-se clicar em enviar.
Através da solicitação de chefia, deverá ser enviado um requerimento solicitando o cadastro de um novo usuário para a unidade. Para isso, você deve criar um processo no SEI e em seguida incluir um documento.
Na tela “Gerar Documento” você escolherá a opção “Formulário: Requerimento de Acesso ao SEI”.
O próximo passo é o preenchimento de dados de inclusão do formulário, após o preenchimento, o responsável pelo processo deverá assinar o documento.
Após assinatura, o processo deverá ser enviado para unidade de administração do SEI que realizará o cadastro do usuário solicitado.